Arquiteta é a responsável pelo projeto da unidade da rede Muffato no Paraná, que une a melhor experiência do cliente à praticidade e beleza.

O projeto feito pela arquiteta Kátia Bello, CEO da Opus Design, para a unidade da rede supermercadista Muffato, no Paraná, ganhou um dos prêmios mais cobiçados pelos designers: é o grande vencedor de 2025 do Muse Design Awards.

A competição, criada pela instituição norte-americana International Awards Associate (IAA), é voltada ao reconhecimento de projetos de design em diversas áreas. O MUSE Design Awards busca descobrir e promover designers em desenvolvimento em todas os setores em que o design consegue melhorar o mundo de alguma forma, desde os edifícios até a moda, os ambientes em que vivemos, as ruas pelas quais caminhamos, os produtos que usamos. 

“Temos o prazer de informar que seu espetacular design provou ser um símbolo superlativo em toda a indústria do design. Após uma avaliação completa, determinamos que ele é o melhor do mercado, já que seus conceitos e inovações impecáveis são excepcionais em todos os aspectos”, registra o documento da International Awards Associate

“O reconhecimento provoca uma grande emoção, porque ele mostra a qualidade internacional do nosso design, e promove o talento brasileiro lá fora de forma bastante positiva”, diz Kátia Bello.

Projeto

Kátia Bello, arquiteta pós-graduada em neuromarketing e CEO da Opus Design, sentia a necessidade de fazer um projeto que estimulasse os cinco sentidos e entrasse na mente dos clientes que visitassem a nova unidade do Grupo Muffato, em Alphaville, Londrina, Paraná.

A loja, inaugurada em janeiro deste ano, mostra todo o sucesso da empreitada. Teto, mobiliário, instalações, iluminação, tecnologia, juntos, criaram uma atmosfera que gera satisfação e tranquilidade aos visitantes. 

“A prioridade era sair do ‘lugar comum’ e impactar. As pessoas costumam levar suas listas de compras, simplesmente procurar os produtos, pagar e ir embora, algo mecânico. Não precisa ser desta forma”, diz a especialista. “O projeto abre um novo mundo para o formato do varejo”.

Na arte criada no Muffato pela equipe da Opus Design, que tem à frente Kátia Bello, há muitas nuances e estímulos. Levando em conta de que é no ponto de venda que se constrói uma marca, os 13 mil metros quadrados da nova unidade da rede no Paraná ganharam sofisticação, conforto e tecnologia.

Os caixas com autoatendimento chamam atenção. Quem chega começa a fazer um percurso intuitivo, guiado por painéis em led e expositores interativos, com atendimento personalizado. Cada ambiente encanta o consumidor. Há cascata de água na área de hortifruti; o forro, moderno, em curva, ajuda a fazer o caminho do consumidor; os painéis que chegam ao teto fazem os olhos brilhar.

A jornada interativa leva ao restaurante, com quatro estações de serviço. São servidos carnes, saladas, pizzas artesanais e alimentos frescos. A comida japonesa tem um buffet exclusivo de sushi. “O casal pode passear no Muffato e ter um jantar especial, assim como a família que quer se reunir”, afirma Katia.

A adega conta com o atendimento presencial de um sommelier e telas com recursos de inteligência artificial. O consumidor coloca as informações no equipamento, que indica qual bebida harmoniza melhor com determinados pratos.

“Estamos olhando para o futuro do varejo”, ressalta Katia Bello. “Trata-se da mais nova geração de lojas. Não é sobre beleza e tecnologia apenas, e, sim, entender a operação, saber o que as pessoas precisam e gostam e, com isso, aumentar a rentabilidade do negócio”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress