Por Kátia Bello, arquiteta e CEO da OpusDesign
Reflexão inicial: A importância da conexão emocional
Vamos pensar num exemplo hipotético no qual o seu supermercado parasse de atender por uma semana.
Qual reação você imagina que seus clientes teriam?
Será que diriam algo como:
- “Vou sentir saudade do pão quentinho de todas as manhãs que eu comprava lá”
Ou: - “Agora não sei onde vou comprar carne, porque era a melhor do bairro!”
Talvez os clientes possam sentir falta de alguma ação específica que você faça, como por exemplo:
- Ginástica no estacionamento para a melhor idade
- A academia que o cliente frequenta no mall integrado ao supermercado
A importância do briefing e da arquitetura personalizada
Quando vamos fazer uma reforma em um supermercado, sempre procuramos entender:
- Qual a conexão dos clientes com a marca
- Quais os diferenciais que a operação de fato entrega
Este aprofundamento de briefing é fundamental para que a arquitetura da loja potencialize todas as conquistas que o supermercado já teve até o momento.
Evitar soluções genéricas na arquitetura
Parece óbvio, mas já vi inúmeras vezes em projetos discussões focadas apenas em aspectos técnicos, sem o devido cuidado em entender:
- Os diferenciais daquele supermercado específico
- O que a reforma vai realmente agregar para os clientes
Segmentação arquitetônica dentro do supermercado
Outro ponto importante:
- O supermercado é várias unidades de negócio em uma só (padaria, açougue, hortifrúti, etc).
- Por que a arquitetura da loja deveria ter uma solução única para todas essas áreas?
É comum vermos supermercados onde o padrão de mobiliário e arquitetura é o mesmo para todos os setores, mudando apenas o texto nas placas.
Mas será que essa é a melhor solução para a rentabilidade e diferenciação?
- Trabalhar um design específico para setores como o açougue, que é reconhecido pela qualidade, pode ressaltar seus diferenciais, ao invés de uniformizar a aparência.
Arquitetura que gera saudade e fortalece a marca
Imagine o valor que tem um cliente sentir saudade:
- De ir na sua loja para comprar o pão quentinho de todas as manhãs
- Uma arquitetura na padaria que ressalte aspectos como aconchego, calor e gostosura pode potencializar essa percepção.
As lojas físicas e seu papel estratégico
Lojas físicas não são apenas espaços para armazenar produtos — isso qualquer dark store pode fazer, dando suporte à rapidez do online.
Lojas físicas são feitas para:
- Gerar percepções, sentimentos e vivências relevantes
- Construir marcas fortes
- Ser pontos de contato essenciais no relacionamento com o cliente
Pense nisto!
@katiabelloopus