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Do que seus clientes sentiriam saudade?

Por Kátia Bello, arquiteta e CEO da OpusDesign

Reflexão inicial: A importância da conexão emocional

Vamos pensar num exemplo hipotético no qual o seu supermercado parasse de atender por uma semana.
Qual reação você imagina que seus clientes teriam?

Será que diriam algo como:

  • “Vou sentir saudade do pão quentinho de todas as manhãs que eu comprava lá”
    Ou:
  • “Agora não sei onde vou comprar carne, porque era a melhor do bairro!”

Talvez os clientes possam sentir falta de alguma ação específica que você faça, como por exemplo:

  • Ginástica no estacionamento para a melhor idade
  • A academia que o cliente frequenta no mall integrado ao supermercado

A importância do briefing e da arquitetura personalizada

Quando vamos fazer uma reforma em um supermercado, sempre procuramos entender:

  • Qual a conexão dos clientes com a marca
  • Quais os diferenciais que a operação de fato entrega

Este aprofundamento de briefing é fundamental para que a arquitetura da loja potencialize todas as conquistas que o supermercado já teve até o momento.

Evitar soluções genéricas na arquitetura

Parece óbvio, mas já vi inúmeras vezes em projetos discussões focadas apenas em aspectos técnicos, sem o devido cuidado em entender:

  • Os diferenciais daquele supermercado específico
  • O que a reforma vai realmente agregar para os clientes

Segmentação arquitetônica dentro do supermercado

Outro ponto importante:

  • O supermercado é várias unidades de negócio em uma só (padaria, açougue, hortifrúti, etc).
  • Por que a arquitetura da loja deveria ter uma solução única para todas essas áreas?

É comum vermos supermercados onde o padrão de mobiliário e arquitetura é o mesmo para todos os setores, mudando apenas o texto nas placas.

Mas será que essa é a melhor solução para a rentabilidade e diferenciação?

  • Trabalhar um design específico para setores como o açougue, que é reconhecido pela qualidade, pode ressaltar seus diferenciais, ao invés de uniformizar a aparência.

Arquitetura que gera saudade e fortalece a marca

Imagine o valor que tem um cliente sentir saudade:

  • De ir na sua loja para comprar o pão quentinho de todas as manhãs
  • Uma arquitetura na padaria que ressalte aspectos como aconchego, calor e gostosura pode potencializar essa percepção.

As lojas físicas e seu papel estratégico

Lojas físicas não são apenas espaços para armazenar produtos — isso qualquer dark store pode fazer, dando suporte à rapidez do online.

Lojas físicas são feitas para:

  • Gerar percepções, sentimentos e vivências relevantes
  • Construir marcas fortes
  • Ser pontos de contato essenciais no relacionamento com o cliente

Pense nisto!
@katiabelloopus

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