Por Kátia Bello, arquiteta e CEO da OpusDesign
A oportunidade da inovação em novos layouts
Sempre que uma nova loja física vai ser implantada ou reformada, abre-se uma grande oportunidade para refletir:
- Qual layout adotar?
- Surge um briefing das necessidades e desejos a serem contemplados.
O verdadeiro desejo de inovar
Precisamos entender se o supermercadista realmente deseja inovar.
- A maioria diz que sim, gosta de inovação.
- Mas o grau de inovação pode variar:
- Melhorias incrementais pontuais
- Soluções inéditas que criam novas experiências
Inovação inédita: uma nova geração de lojas
Uma inovação inédita é quando o layout:
- Inaugura uma nova geração de lojas em uma rede
- Proporciona novas experiências de compra
- Oferece um jeito novo de comprar que os clientes nunca experimentaram antes
Exemplo prático de inovação no layout
Em um projeto recente:
- Clientes podiam se servir de buffet por quilo apenas no almoço ou levar comida para casa.
- Na nova loja, criamos um layout que proporciona uma experiência imersiva de alimentação dentro do supermercado, com:
- Comida japonesa preparada na hora
- Massas artesanais feitas no local
- Carnes direto do grill com acompanhamentos
- Pizzas personalizadas saindo do forno quentinhas
A inovação está em:
- Criar novas formas de consumo
- Novas maneiras de interação com o espaço em diferentes momentos do dia
Desafios e oportunidades no fluxo de clientes
- Buffet por quilo geralmente tem fluxo concentrado no almoço.
- É preciso analisar o potencial mercadológico para horários como tarde e noite.
- O local e o momento de compra influenciam as escolhas do cliente (ex: almoço rápido vs. almoço em família).
Aumentando visitas e ticket médio
Imagine se com o mesmo espaço você:
- Aumentasse muito as visitas dos mesmos clientes
- Elevasse o ticket médio
- Se distanciasse da concorrência oferecendo opções exclusivas
No projeto citado:
- O cliente vê a massa fresca sendo feita e embalada
- A pizza sai do forno quentinha
- O ambiente tem arquitetura de restaurante para experiências especiais
Planejamento é fundamental
Se você já teve experiências ruins com perdas em rotisserias, lembre-se:
- Isso pode ser um impulsionador de vendas muito eficaz
- Desde que o planejamento considere:
- Demanda adequada
- Poder aquisitivo do público
- Produção compatível
Não existe receita pronta, mas existe exclusividade
- Não há uma receita de bolo pronta para inovação em layout.
- A boa notícia:
- Se você construir uma solução realmente sua,
- Ninguém mais entregará a mesma experiência que você entregará aos seus clientes!
Pense nisto!!
@katiabelloopus