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Quais as reais forças da sua marca e seu supermercado?

Por Kátia Bello, arquiteta e CEO da OpusDesign

A influência do passado nas decisões atuais

Você já parou para pensar que a forma como tomamos decisões, seja na vida pessoal ou nos negócios, é moldada pelo que vivemos no passado, nossas crenças e hábitos?

Por exemplo:

  • Será que o sistema de ensino da sua infância influencia as decisões estratégicas que você toma no seu supermercado hoje?

A média que pode custar caro

Viajo bastante e conheço supermercados de todos os níveis.

  • Muitas lojas são nota 9 e 10 — excelentes.
  • Mas conheço muitas lojas na média, nota 5.

Na escola, estar na média podia servir para passar de ano. No varejo, ser “na média” pode significar:

  • Perder dinheiro
  • Deixar de usar a loja física para construir uma marca forte

Mais que operar bem: desenvolver talentos

Melhorar a nota da sua loja vai além de operar com eficiência (preço, mix, margem, localização, ausência de ruptura).

Muitas lojas se tornam “nota 5” porque:

  • Equilibram esforços para melhorar pontos fracos, mas não desenvolvem ao máximo seus talentos fortes.

É como um aluno:

  • Excelente em cálculo
  • Ruim em história

O tempo gasto para melhorar em história poderia ser usado para se tornar genial em matemática.

Descubra e fortaleça suas reais forças

O mesmo raciocínio vale para marcas, inclusive supermercados:

  • Quanto tempo e recursos você dedica às verdadeiras forças do seu negócio?
  • No que sua empresa é realmente muito boa?

A importância de ouvir o cliente

Escutar os clientes ajuda a identificar:

  • Talentos operacionais
  • Diferenciais de marca percebidos

Exemplos de feedback espontâneo:

  • “Venho sempre neste supermercado para comprar o almoço.”
  • “Meus filhos adoram a padaria.”
  • “A carne daqui é a melhor do bairro.”

Arquitetura e design alinhados às forças da marca

Essas análises são fundamentais para o desenvolvimento de um projeto estratégico para a loja física, pois:

  • Perguntas-chave ajudam a entender quais setores ou categorias devem ser elevados à máxima potência.
  • O design da loja deve traduzir as reais forças da marca.

Você já sabe quais são as suas reais forças?
Pense nisto!!
@katiabelloopus

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